Dicas de saúdeDoenças de peleSaúde

Erisipela: o que é, tratamento e sintomas

A erisipela é caracterizada clinicamente por placas brilhantes, elevadas, endurecidas e macias, com margens distintas. Febre alta, calafrios e mal-estar acompanham frequentemente as erisipelas. Existe também uma forma bolhosa de erisipela.

A erisipela é mais frequentemente causada por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A (ou raramente do grupo C ou G) e ocorre com mais frequência nas pernas e na face. No entanto, outras causas foram relatadas, incluindo Staphylococcus aureus (incluindo S. aureus resistente à meticilina [MRSA]), Klebsiella pneumoniae , Haemophilus influenzae , Escherichia coli , S. warneri , Streptococcus pneumoniae , S. pyogenes e Moraxella . O MRSA é mais comum nas erisipelas faciais do que nas erisipelas dos membros inferiores.

Erisipela pode ser recorrente e pode resultar em linfedema crônico. As complicações da erisipela geralmente incluem tromboflebite, abscessos e gangrena.

• Avaliação clínica
  • Cultura de sangue
  • O diagnóstico de erisipela é pela aparência característica; a hemocultura é realizada em pacientes com aparência tóxica.

Erisipela da face deve ser diferenciada de herpes zoster , angioedema e dermatite de contato. O câncer de mama inflamatório difuso também pode ser confundido com erisipela.

• Geralmente penicilina para erisipela dos membros inferiores
  • Inicialmente vancomicina para erisipela facial ou se houver suspeita de MRSA
  • Os antibióticos de escolha para as erisipelas dos membros inferiores incluem o seguinte:
  • Rotina de terapia oral de primeira linha: Penicilina V 500 mg 4 vezes ao dia por ≥ 2 semanas.

Terapia oral alternativa (por exemplo, para pacientes alérgicos à penicilina): Eritromicina 500 mg 4 vezes ao dia por 10 dias (no entanto, a resistência a macrólidos nos estreptococos está aumentando)

Terapia parenteral de primeira linha (para casos graves): Penicilina G 1,2 milhão de unidades IV a cada 6 horas, seguida de 36 a 48 horas por terapia oral com penicilina V 500 mg 4 vezes ao dia

Terapia parenteral alternativa (por exemplo, para pacientes alérgicos à penicilina): Ceftriaxona 1 g IV a cada 24 horas ou cefazolina 1 a 2 g IV a cada 8 horas, seguida após 36 a 48 horas por terapia oral com eritromicina 500 mg 4 vezes ao dia por 5 a 10 dias

Infecções por S. aureus sensível à meticilina : Dicloxacilina 500 mg por via oral 4 vezes ao dia por 10 dias

Infecções resistentes a outros antibióticos: Cloxacilina ou nafcilina

A duração do tratamento é baseada principalmente na resposta clínica e não em um intervalo fixo.

Na Europa, a pristinamicina e a roxitromicina demonstraram ser boas escolhas para as erisipelas.

Se houver erisipela facial ou se houver suspeita de MRSA, a terapia empírica deve ser iniciada com vancomicina 1 g IV a cada 12 horas (que é ativa contra o MRSA).

Compressas frias e analgésicos podem aliviar o desconforto local. As infecções fúngicas nos pés podem ser um local de entrada para infecções e podem exigir tratamento antifúngico para evitar a recorrência. A terapia de compressão (usando, por exemplo, botas de colar Unna e meias de compressão) também pode ser benéfica para as erisipelas dos membros inferiores.