Gastroenterite: sintomas, tratamentos e causas

A gastroenterite, também conhecida como ‘gastro’, é uma doença comum que pode causar vômitos e diarréia. Muitos tipos de gastro são facilmente disseminados. Gastro geralmente não é grave, mas pode torná-lo muito desidratado. Formulários mais leves podem ser gerenciados em casa bebendo líquidos.

O que é gastroenterite?

A gastroenterite é uma doença que afeta seu intestino (estômago e intestinos).

Gastro pode ser causado por:

• vírus (como rotavírus ou norovírus )
  • bactérias (incluindo salmonelas )
  • toxinas produzidas por bactérias
  • parasitas (como giardia )
  • produtos químicos (como toxinas em cogumelos venenosos)

Gastro deve durar apenas alguns dias. Geralmente não requer medicação.

É muito importante beber bastante líquido. Pessoas idosas, crianças pequenas e pessoas com um sistema imunológico enfraquecido correm o risco de desenvolver doenças mais graves.

Consulte um médico imediatamente se seu filho não puder conter um gole de líquido ou estiver desidratado (boca seca, sem urina por 6 horas ou mais ou com letargia). Bebês com menos de 6 meses devem sempre ser atendidos por um médico se tiverem gastro.

Sintomas de gastroenterite

Alguém com gastroenterite pode ter:

• vômito
  • diarréia
  • náusea (enjoo no estômago)
  • dores de estômago
  • febre
  • dores de cabeça
  • sem apetite

Diagnóstico de gastroenterite

Um médico pode diagnosticar gastro após conversar e examinar você. Se você não estiver melhorando, o médico pode querer fazer testes de fezes para descobrir o que está deixando você doente.

Tratamento de gastroenterite

O tratamento mais importante para gastroenterite é beber líquidos. Goles freqüentes são mais fáceis para as crianças do que uma grande quantidade de uma só vez. Continue bebendo regularmente, mesmo se estiver vomitando.

Se você tem um bebê ou criança pequena com gastro, é uma boa ideia que eles sejam verificados por um médico quanto à desidratação . Você pode obter líquidos de reidratação em uma farmácia. Estes são os melhores líquidos para uso em casos de gastro, especialmente para crianças.

Se você não conseguir, ou seu filho se recusar a beber, é razoável dar suco de frutas diluído (1 parte de suco a 4 partes de água). Você pode tentar um cubo de gelo ou um bloco de gelo se seu filho não beber. Evite leite e outros produtos lácteos e não dê suco, refrigerantes, bebidas esportivas ou outros refrigerantes, pois o açúcar pode piorar a diarreia. É bom comer quando lhe apetecer.

É bom comer quando lhe apetecer.

Os bebês podem continuar alimentando o leite durante toda a doença, com fluido de reidratação entre os alimentos. Medicamentos para náusea ou diarréia podem ser úteis para adultos, mas podem não ser seguros para crianças. Antibióticos raramente são úteis.

Se você está muito doente com gastro, pode ser necessário ir ao hospital, onde pode ser pingado.

Como a gastroenterite se espalha?

O gastro infeccioso pode se espalhar com muita facilidade. Você pode ter contato com uma pessoa infectada (ou com vômito ou cocô). Também pode se espalhar através de alimentos ou água contaminados.

Prevenção de gastroenterite

Para reduzir o risco de pegar ou espalhar gastro, lave bem as mãos após usar o banheiro ou trocar fraldas e antes de preparar ou comer alimentos.

Se você tiver gastro, é importante ficar em casa (longe do trabalho, escola ou creche) até que os sintomas tenham desaparecido por pelo menos 24 horas. Se o seu trabalho envolve lidar com alimentos ou cuidar de crianças, idosos ou pacientes, não retorne ao trabalho até 48 horas após a cessação dos sintomas.

Crianças e vacinação para rotavírus

O rotavírus é um vírus que causa gastroenterite grave em bebês e crianças pequenas. Todas as crianças pequenas devem receber a vacina contra o rotavírus com cerca de 2 meses e 4 meses de idade. Pode ser necessária uma terceira dose aos 6 meses, dependendo da marca da vacina utilizada.

Esta vacina é eficaz na prevenção da infecção por rotavírus em cerca de 7 em cada 10 crianças vacinadas. Também é eficaz na prevenção de gastroenterites graves em cerca de 9 em cada 10 bebês vacinados. A vacina fornece proteção por até 5 anos.