Gravidez ectópica: sintomas, causas, riscos e tratamento

Uma gravidez ectópica ocorre quando o óvulo fertilizado se fixa em um local diferente do interior do útero. Quase todas as gravidezes ectópicas ocorrem na tuba uterina e são, por vezes, designadas por gravidezes tubárias.

Gravidez ectópica

As trompas de falópio não são projetadas para manter um embrião em crescimento; assim, o óvulo fertilizado em uma gravidez tubária não pode se desenvolver adequadamente e deve ser tratado. Uma gravidez ectópica acontece em 1 de 50 gestações .

O que causa uma gravidez ectópica?

Gravidezes ectópicas são causadas por um ou mais dos seguintes:

• Uma infecção ou inflamação da trompa de Falópio pode causar uma obstrução total ou parcial.
  • O tecido cicatricial de uma infecção anterior ou um procedimento cirúrgico no tubo também pode impedir o movimento do óvulo.
  • Cirurgias prévias na área pélvica ou nos tubos podem causar aderências.
  • Crescimento anormal ou um defeito congênito pode resultar em uma anormalidade na forma do tubo.

Quem corre o risco de ter uma gravidez ectópica?

Fatores de risco para uma gravidez ectópica incluem o seguinte:

• Idade materna de 35 a 44 anos
  • Gravidez ectópica anterior
  • Cirurgia pélvica ou abdominal anterior
  • Doença Inflamatória Pélvica (DIP)
  • Vários abortos induzidos
  • Conceber depois de ter uma ligadura de trompas  ou enquanto um DIU está no lugar
  • Fumar
  • Endometriose
  • Fazendo tratamentos de fertilidade ou usando medicações de fertilidade

Quais são os sintomas de uma gravidez ectópica?

Embora você possa experimentar sinais e sintomas típicos da gravidez , os seguintes sintomas podem ser usados  para ajudar a reconhecer uma possível gravidez ectópica:

• Dor aguda ou pontiaguda que pode ir e vir e variar de intensidade. (A dor pode estar na pelve, no abdômen ou até mesmo no ombro e no pescoço devido ao sangue de uma gravidez ectópica rompida que se acumula sob o diafragma).
  • Sangramento vaginal , mais pesado ou mais leve que o período normal
  • Sintomas gastrointestinais
  • Fraqueza, tontura ou desmaio

É importante entrar em contato com seu médico imediatamente se estiver sentindo dor aguda que dura mais do que alguns minutos ou se tiver sangramento .

Como É Diagnosticada Uma Gravidez Ectópica?

As gravidezes ectópicas são diagnosticadas pelo seu médico, que provavelmente fará primeiro um exame pélvico para localizar dor, sensibilidade ou uma massa no abdômen. Seu médico também usará um ultra-som para determinar se o útero contém um feto em desenvolvimento. A medição dos níveis de hCG também é importante. Um nível de hCG abaixo do esperado é um dos motivos para suspeitar de uma gravidez ectópica.

Seu médico também pode testar seus níveis de progesterona, porque níveis baixos podem ser um sinal de gravidez ectópica. Além disso, seu médico pode fazer uma culdocentese, que é um procedimento que envolve a inserção de uma agulha em um espaço no topo da vagina, atrás do útero e em frente ao reto. A presença de sangue nesta área pode indicar sangramento de uma trompa de falópio rompida.

Como É Tratada Uma Gravidez Ectópica?

Uma gravidez ectópica pode ser tratada de uma das seguintes maneiras:

• O metotrexato pode ser administrado, o que permite que o corpo absorva o tecido da gravidez e possa salvar a tuba uterina, dependendo de quanto progrediu a gravidez.
  • Se o tubo se esticou ou se rompeu e começou a sangrar, parte ou todo ele pode ter que ser removido. Nesse caso, o sangramento precisa ser interrompido imediatamente e a cirurgia de emergência é necessária.
  • A cirurgia laparoscópica sob anestesia geral pode ser realizada. Este procedimento envolve um cirurgião usando um laparoscópio para remover a gravidez ectópica e reparar ou remover a trompa de Falópio afetada. Se a gravidez ectópica não puder ser removida por laparoscopia, pode ser feito outro procedimento cirúrgico chamado laparotomia.

E o meu futuro?

Seu nível de hCG precisará ser verificado regularmente até chegar a zero se você não removeu toda a trompa de Falópio. Um nível de hCG que permanece alto pode indicar que o tecido ectópico não foi totalmente removido, o que exigiria cirurgia ou tratamento médico com metotrexato.

As chances de ter uma gravidez bem-sucedida após uma gravidez ectópica podem ser reduzidas, mas isso dependerá do motivo pelo qual a gravidez foi ectópica e do seu histórico médico. Se as trompas de falópio foram deixadas no lugar, você tem aproximadamente 60% de chance de ter uma gravidez bem sucedida no futuro.