Pressão alta durante a gravidez

A pressão alta pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez, incluindo pré-eclâmpsia e parto prematuro.

• A pressão alta geralmente não causa sinais ou sintomas. Vá a todas as suas consultas de pré-natal para que seu médico possa verificar sua pressão arterial.
  • Se você precisar de remédios para manter sua pressão arterial sob controle, tome-a todos os dias.
  • Se você estiver com alto risco de pré-eclâmpsia, seu médico pode querer que você tome uma dose baixa de aspirina para ajudar a preveni-la.

O que é pressão alta?

A pressão sangüínea é a força do sangue que empurra as paredes de suas artérias. Artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue do seu coração para outras partes do corpo. Se a pressão nas suas artérias ficar muito alta, você terá pressão alta (também chamada de hipertensão). A pressão arterial alta pode colocar pressão extra no coração e nos rins. Isso pode levar ao coração, doença, doença renal e derrame.

Algumas mulheres têm pressão alta antes de engravidarem. Outros têm pressão alta pela primeira vez durante a gravidez. Cerca de 8 em 100 mulheres (8 por cento) têm algum tipo de pressão alta durante a gravidez. Se você tem pressão alta, fale com seu médico. Gerenciando sua pressão arterial pode ajudar você a ter uma gravidez saudável e um bebê saudável.

Como você sabe se você tem pressão alta?

Sua pressão arterial é dada como dois números: o primeiro (primeiro) número é a pressão quando o coração se contrai (fica apertado) e o segundo (segundo) número é a pressão quando o coração relaxa. A pressão arterial normal é de 119/79 ou inferior. A hipertensão arterial ocorre quando o número superior é 140 ou maior, ou quando o número inferior é 90 ou maior. Sua pressão arterial pode subir ou descer durante o dia.

Em cada consulta de pré-natal, o seu provedor verifica sua pressão arterial. Para fazer isso, ela envolve uma braçadeira (faixa) ao redor do seu braço. Ela bombeia ar para a braçadeira para medir a pressão em suas artérias quando o coração se contrai e depois relaxa. Se você tiver uma leitura alta, o seu provedor pode verificar novamente se você tem pressão alta.

Quais complicações na gravidez podem causar pressão alta?

A pressão alta pode causar problemas para você e seu bebê durante a gravidez, incluindo:

• Pré-eclâmpsia . É quando uma mulher grávida tem pressão alta e sinais de que alguns de seus órgãos, como os rins e o fígado, podem não estar funcionando adequadamente. Sinais e sintomas de pré-eclâmpsia incluem ter proteína na urina, alterações na visão e dores de cabeça severas. A pré-eclâmpsia pode ser uma condição médica séria. Mesmo se você tem pré-eclâmpsia leve, você precisa de tratamento para se certificar de que não se agrave. Sem tratamento, a pré-eclâmpsia pode causar danos nos rins, fígado e cérebro. Em casos raros, pode levar a condições de risco de vida chamadas eclâmpsia e síndrome HELLP . A eclâmpsia causa convulsões e pode levar ao coma. A síndrome HELLP é quando você tem sérios problemas no sangue e no fígado.
  • Nascimento prematuro. Este é o nascimento que acontece cedo demais, antes das 37 semanas de gravidez. Mesmo com o tratamento, uma gestante com hipertensão grave ou pré-eclâmpsia pode precisar dar à luz mais cedo para evitar sérios problemas de saúde para ela e seu bebê.
  • Baixo peso ao nascer . Isto é, quando um bebê nasce com menos de 5 quilos, 8 onças. A pressão arterial elevada pode estreitar os vasos sanguíneos no útero (útero). Seu bebê pode não receber oxigênio e nutrientes suficientes, fazendo com que ele cresça lentamente.
  • Ruptura de placenta . Esta é uma condição séria em que a placenta se separa da parede do útero antes do nascimento. Se isso acontecer, seu bebê pode não ter oxigênio e nutrientes suficientes no útero. Você também pode ter hemorragia grave da vagina. A placenta cresce no útero e fornece o bebê com comida e oxigênio através do cordão umbilical.

Se você tem pressão alta durante a gravidez, também é mais provável que você tenha uma cesariana (também chamada de cesariana). Esta é uma cirurgia em que seu bebê nasce através de um corte que seu médico faz em sua barriga e útero.

Que tipos de pressão alta podem afetar a gravidez?

Dois tipos de pressão alta que podem acontecer durante a gravidez:

• Hipertensão crônica. Esta é a pressão alta que você tem antes de engravidar ou que se desenvolve antes de 20 semanas de gravidez. Não vai embora quando você der à luz. Cerca de 1 em cada 4 mulheres com hipertensão crônica (25 por cento) tem pré-eclâmpsia durante a gravidez. Se você está em alto risco de pré-eclâmpsia, o seu provedor pode tratá-lo com uma dose baixa de aspirina para preveni-lo.Se você tem hipertensão crônica, seu provedor verifica sua pressão arterial e urina em cada consulta de pré-natal. Você pode precisar checar sua pressão sanguínea em casa também. Seu médico pode usar ultrassonografia e teste da frequência cardíaca fetal para verificar o crescimento e a saúde do seu bebê. Seu provedor também verifica se há sinais de pré-eclâmpsia.Se você estava tomando remédio para hipertensão crônica antes da gravidez, seu médico garante que é seguro tomar durante a gravidez. Se não é, ele o transforma em um remédio mais seguro. Alguns medicamentos para pressão arterial, chamados inibidores da ECA e bloqueadores dos receptores da angiotensina, podem prejudicar o bebê durante a gravidez.

Durante a primeira metade da gravidez, a pressão sanguínea geralmente diminui. Se você tem hipertensão leve e tomou remédio para isso antes da gravidez, seu médico pode baixar a dose do medicamento que você toma. Ou você pode parar de tomar remédio durante a gravidez. Não pare de tomar qualquer medicamento antes de falar com o seu médico. Mesmo que você não tenha tomado remédio para pressão sangüínea no passado, talvez seja necessário começar a tomá-lo durante a gravidez.

• Hipertensão gestacional. Essa é a pressão alta que só mulheres grávidas podem ter. Começa depois de 20 semanas de gravidez e vai embora depois que você der à luz.Geralmente, causa um pequeno aumento na pressão sanguínea, mas algumas mulheres desenvolvem hipertensão grave e podem estar em risco de complicações mais sérias mais tarde na gravidez, como a pré-eclâmpsia.Durante a gravidez, o seu provedor verifica sua pressão arterial e urina a cada consulta pré-natal. Ela pode usar o ultrassom e o teste da frequência cardíaca fetal para verificar o crescimento e a saúde do bebê.

Não sabemos como prevenir a hipertensão gestacional. Mas se você está com sobrepeso ou obesidade , chegar a um peso saudável antes da gravidezpode diminuir suas chances de ter essa condição. E, embora a hipertensão gestacional geralmente desapareça após o nascimento, é mais provável que você desenvolva hipertensão mais tarde na vida. Alimentação saudável, manter-se ativo e chegar a um peso saudável após a gravidez pode ajudar a prevenir a hipertensão no futuro.

Como você pode controlar a pressão alta durante a gravidez?

Veja o que você pode fazer:

• Vá para todos os exames de pré-natal , mesmo que esteja se sentindo bem.
  • Se você precisar de remédio para controlar sua pressão arterial, tome-o todos os dias. Seu provedor pode ajudá-lo a escolher um que seja seguro para você e seu bebê.
  • Coma alimentos saudáveis . Não coma alimentos com alto teor de sal, como sopa e alimentos enlatados. Eles podem aumentar sua pressão arterial.
  • Fique ativo . Ser ativo por 30 minutos todos os dias pode ajudá-lo a gerenciar seu peso, reduzir o estresse e evitar problemas como pré-eclâmpsia.
  • Não fume, não beba álcool, não use drogas de rua ou abuse de medicamentos prescritos .

O que você pode fazer com a pressão alta antes da gravidez?

Veja o que você pode fazer:

• Obtenha um check-up de preconceito . Este é um check-up médico que você recebe antes da gravidez para cuidar das condições de saúde que podem afetar sua gravidez.
  • Use o controle de natalidade até que sua pressão esteja sob controle. Controle de natalidade é métodos que você pode usar para evitar engravidar.
  • Consiga um peso saudável. Converse com seu provedor sobre o peso ideal para você.
  • Coma alimentos saudáveis.
  • Faça algo ativo todos os dias.
  • Não fume. Fumar é perigoso para pessoas com pressão alta porque danifica as paredes dos vasos sanguíneos.