Dicas de Saúde Saúde

Pressão alta: sintomas, causas, medicação e dieta

Tudo que você precisa saber sobre Pressão alta ou seja hipertensão arterial

Hipertensão arterial ou Pressão alta ocorre quando a pressão arterial aumenta para níveis não saudáveis. Sua medição da pressão arterial leva em conta a quantidade de sangue que passa pelos vasos sanguíneos e a quantidade de resistência que o sangue encontra enquanto o coração está bombeando.

Pressão alta

Artérias estreitas aumentam a resistência. Quanto mais estreitas forem as artérias, maior será a pressão arterial. A longo prazo, o aumento da pressão pode causar problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas.

A hipertensão é bastante comum. Na verdade, uma vez que as diretrizes mudaram recentemente, espera-se que quase metade dos adultos americanos agora seja diagnosticada com essa condição.

Hipertensão geralmente se desenvolve ao longo de vários anos. Normalmente, você não percebe nenhum sintoma. Mas mesmo sem sintomas, a pressão alta pode causar danos aos seus vasos sanguíneos e órgãos, especialmente cérebro, coração, olhos e rins.

A detecção precoce é importante. Leituras regulares de pressão sanguínea podem ajudar você e seu médico a perceber qualquer mudança. Se a sua pressão arterial estiver elevada, o seu médico pode pedir-lhe que verifique a sua tensão arterial durante algumas semanas para verificar se o número permanece elevado ou se volta aos níveis normais.

O tratamento para a hipertensão inclui medicamentos prescritos e mudanças no estilo de vida saudável. Se a condição não for tratada, pode levar a problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco e derrame.

Quais são os sintomas da hipertensão?

A hipertensão é geralmente uma condição silenciosa. Muitas pessoas não experimentam nenhum sintoma. Pode levar anos ou mesmo décadas para que a condição atinja níveis suficientemente graves para que os sintomas se tornem óbvios. Mesmo assim, esses sintomas podem ser atribuídos a outros problemas.

Os sintomas de hipertensão grave podem incluir:

• dores de cabeça
  • falta de ar
  • hemorragias nasais
  • lavagem
  • tontura
  • dor no peito
  • mudanças visuais
  • sangue na urina

Estes sintomas requerem atenção médica imediata. Eles não ocorrem em todos com hipertensão, mas esperar que um sintoma dessa condição apareça pode ser fatal.

A melhor maneira de saber se você tem hipertensão é fazer leituras regulares da pressão arterial. A maioria dos consultórios médicos faz uma leitura da pressão arterial em cada consulta.

Se você tiver apenas um exame físico anual, converse com seu médico sobre seus riscos de hipertensão e outras leituras que você pode precisar para ajudá-lo a monitorar sua pressão arterial.

Por exemplo, se você tem um histórico familiar de doença cardíaca ou tem fatores de risco para desenvolver a doença, seu médico pode recomendar que você tenha sua pressão arterial checada duas vezes por ano. Isso ajuda você e seu médico a ficarem a par dos possíveis problemas antes que se tornem problemáticos.

O que causa a pressão alta?

Existem dois tipos de hipertensão. Cada tipo tem uma causa diferente.

Hipertensão Primária

A hipertensão primária também é chamada de hipertensão essencial. Esse tipo de hipertensão se desenvolve ao longo do tempo sem causa identificável. A maioria das pessoas tem esse tipo de pressão alta.

Pesquisadores ainda não sabem quais mecanismos causam aumento na pressão sangüínea. Uma combinação de fatores pode desempenhar um papel. Esses fatores incluem:

• Genes : Algumas pessoas são geneticamente predispostas à hipertensão. Isso pode ser de mutações genéticas ou anormalidades genéticas herdadas de seus pais.
  • Alterações físicas : se algo em seu corpo mudar, você poderá começar a ter problemas em todo o corpo. A hipertensão arterial pode ser um desses problemas. Por exemplo, pensa-se que alterações na função renal devido ao envelhecimento podem perturbar o equilíbrio natural de sais e líquidos do organismo. Essa mudança pode causar aumento da pressão arterial do seu corpo.
  • Ambiente : com o tempo, escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, como falta de atividade física e dieta inadequada, podem prejudicar seu corpo. Escolhas de estilo de vida podem levar a problemas de peso. Estar acima do peso ou obeso pode aumentar o risco de hipertensão.

Hipertensão Secundária

Hipertensão secundária geralmente ocorre rapidamente e pode se tornar mais grave do que a hipertensão primária. Várias condições que podem causar hipertensão secundária incluem:

• doenca renal
  • apneia obstrutiva do sono
  • defeitos cardíacos congênitos
  • problemas com a sua tireoide
  • efeitos colaterais de medicamentos
  • uso de drogas ilegais
  • abuso de álcool ou uso crônico
  • problemas da glândula adrenal
  • certos tumores endócrinos

Diagnosticando a hipertensão arterial

Diagnosticar a hipertensão é tão simples quanto fazer uma leitura da pressão arterial. A maioria dos consultórios médicos verifica a pressão arterial como parte de uma visita de rotina. Se você não receber uma leitura da pressão arterial no seu próximo compromisso, solicite uma.

Se a sua pressão arterial estiver elevada, o seu médico pode solicitar que você faça mais leituras ao longo de alguns dias ou semanas. Um diagnóstico de hipertensão raramente é dado após apenas uma leitura. Seu médico precisa ver evidências de um problema persistente. Isso porque seu ambiente pode contribuir para o aumento da pressão arterial, como o estresse que você pode sentir ao estar no consultório médico. Além disso, os níveis de pressão arterial mudam ao longo do dia.

Se a sua pressão arterial permanecer alta, o seu médico provavelmente realizará mais testes para descartar as condições subjacentes. Esses testes podem incluir:

• teste de urina
  • rastreio de colesterol e outros testes sanguíneos
  • teste da atividade elétrica do seu coração com um eletrocardiograma (EKG, às vezes chamado de ECG)
  • ultra-som do seu coração ou rins

Estes testes podem ajudar o seu médico a identificar quaisquer problemas secundários que causem a sua pressão arterial elevada. Eles também podem observar os efeitos que a pressão alta pode ter sobre os órgãos.

Durante esse período, seu médico pode começar a tratar sua hipertensão. O tratamento precoce pode reduzir o risco de danos permanentes.

Como entender as leituras de pressão alta

Dois números criam uma leitura da pressão arterial:

• Pressão sistólica : este é o primeiro ou o maior número. Isso indica a pressão nas artérias quando o coração bate e bombeia o sangue.
  • Pressão diastólica : Este é o segundo ou último número. É a leitura da pressão em suas artérias entre as batidas do seu coração.

Cinco categorias definem leituras de pressão sanguínea para adultos:

• Saudável:Uma leitura saudável da pressão arterial é inferior a 120/80 milímetros de mercúrio (mm Hg).
  • Elevado:O número sistólico está entre 120 e 129 mmHg e o número diastólico é menor que 80 mmHg. Os médicos geralmente não tratam a pressão arterial elevada com medicação. Em vez disso, seu médico pode incentivar mudanças no estilo de vida para ajudar a diminuir seus números.
  • Hipertensão estágio 1: O número sistólico está entre 130 e 139 mm Hg, ou o número diastólico está entre 80 e 89 mm Hg.
  • Hipertensão estágio 2: O número sistólico é 140 mm Hg ou superior, ou o número diastólico é 90 mm Hg ou superior.
  • Crise hipertensiva: O número sistólico é superior a 180 mm Hg, ou o número diastólico é superior a 120 mm Hg. A pressão sanguínea nesta faixa requer atenção médica urgente. Se algum sintoma como dor torácica, cefaléia, falta de ar ou alterações visuais ocorrerem quando a pressão arterial é tão alta, é necessário atendimento médico na sala de emergência.

A leitura da pressão arterial é feita com um manguito de pressão. Para uma leitura precisa, é importante que você tenha uma braçadeira adequada. Um manguito mal ajustado pode fornecer leituras imprecisas.

As leituras de pressão arterial são diferentes para crianças e adolescentes. Pergunte ao médico do seu filho os intervalos saudáveis ​​para o seu filho, se lhe for pedido para monitorizar a sua pressão arterial.

Opções de tratamento para pressão alta

Vários fatores ajudam seu médico a determinar a melhor opção de tratamento para você. Esses fatores incluem o tipo de hipertensão que você tem e quais causas foram identificadas.

Opções de tratamento da hipertensão primária

Se o seu médico diagnosticá-lo com hipertensão primária, as mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir a pressão alta. Se as mudanças de estilo de vida, por si só, não forem suficientes, ou se deixarem de ser eficazes, o seu médico poderá receitar medicamentos.

Opções de tratamento de hipertensão secundária

Se o seu médico descobre um problema subjacente que está causando sua hipertensão, o tratamento se concentrará nessa outra condição. Por exemplo, se um remédio que você começou a tomar está causando aumento da pressão arterial, seu médico tentará outros medicamentos que não tenham esse efeito colateral.

Às vezes, a hipertensão é persistente, apesar do tratamento para a causa subjacente. Neste caso, seu médico pode trabalhar com você para desenvolver mudanças no estilo de vida e prescrever medicamentos para ajudar a reduzir a pressão arterial.

Planos de tratamento para hipertensão freqüentemente evoluem. O que funcionou inicialmente pode se tornar menos útil com o tempo. O seu médico continuará a trabalhar consigo para refinar o seu tratamento.

Medicação para pressão alta

Muitas pessoas passam por uma fase de tentativa e erro com medicamentos para pressão arterial. Você pode precisar tentar medicamentos diferentes até encontrar um ou uma combinação de medicamentos que funcione para você.

Alguns dos medicamentos usados ​​para tratar a hipertensão incluem:

• Betabloqueadores : Betabloqueadores fazem seu coração bater mais devagar e com menos força. Isso reduz a quantidade de sangue bombeado através de suas artérias a cada batida, o que reduz a pressão arterial. Também bloqueia certos hormônios em seu corpo que podem elevar sua pressão arterial.
  • Diuréticos : níveis elevados de sódio e excesso de líquidos no corpo podem aumentar a pressão arterial. Os diuréticos , também chamados de pílulas de água, ajudam os rins a remover o excesso de sódio do corpo. À medida que o sódio sai, um fluido extra na corrente sanguínea se move para a urina, o que ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
  • Inibidores da ECA : A angiotensina é uma substância química que causa o estreitamento e o estreitamento dos vasos sanguíneos e das paredes das artérias. Os inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina) impedem que o corpo produza tanto deste produto químico. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e reduz a pressão sanguínea.
  • Bloqueadores dos receptores da angiotensina II (BRA) : Embora os inibidores da ECA tenham como objetivo impedir a criação de angiotensina, os BRAs bloqueiam a ligação da angiotensina com os receptores. Sem o produto químico, os vasos sanguíneos não se apertarão. Isso ajuda a relaxar os vasos e baixar a pressão sanguínea.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio: Estes medicamentos impedem que parte do cálcio entre nos músculos cardíacos do coração. Isso leva a batimentos cardíacos menos fortes e uma pressão arterial mais baixa. Estes medicamentos também atuam nos vasos sanguíneos, levando-os a relaxar e baixar ainda mais a pressão arterial.
  • Agonistas alfa-2: Este tipo de medicação altera os impulsos nervosos que causam o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar, o que reduz a pressão arterial.

Talvez você poderá gostar