Doenças viralSaúde

Sarampo: sintomas, transmissão e prevenção

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e o número de casos está aumentando em todo pais. Este artigo fornece um resumo de como prevenir, identificar e relatar a doença.

O número de casos de sarampo está aumentando em toda a Europa e surtos foram registrados no Reino Unido. Os enfermeiros precisam estar cientes dos sinais e sintomas da doença e dos grupos de maior risco, incluindo aqueles que estão parcialmente vacinados ou não vacinados. Este artigo resume os sinais e sintomas do sarampo, grupos de risco e como a doença pode ser prevenida. Explica o processo de notificação e fornece fontes de informações adicionais sobre esta condição altamente infecciosa.

Nos últimos 12 meses houve um aumento nos casos de sarampo em toda a Inglaterra; em 2018, havia 828 casos confirmados de sarampo em 13 de agosto, com 55% ocorrendo em pessoas com mais de 15 anos de idade (Public Health England, 2018a). O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (2018) alertou em março que havia um risco contínuo de transmissão do sarampo dentro dos países europeus. A Região Europeia adotou o objetivo de eliminar o sarampo em toda a região até 2015, mas este objetivo não foi atingido. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 22.373 casos foram notificados na região em 2017, incluindo 35 mortes.

Com o aumento dos riscos de infecção, é vital que os profissionais de saúde promovam a vacinação, reconheçam possíveis casos de sarampo e os gerenciem apropriadamente.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar as seguintes complicações:

• Inflamação na orelha;
  • Convulsões;
  • Pneumonia;
  • Encefalite
  • Morte.

Apesar de ter um programa de vacinação eficaz na Inglaterra, continuamos a ver surtos de sarampo. As pessoas com risco aumentado de contrair a doença estão parcialmente vacinadas ou não vacinadas. As consequências da infecção pelo sarampo para mulheres grávidas (que podem sofrer aborto espontâneo, parto fetal ou parto prematuro), bebês menores de um ano e indivíduos imunocomprometidos podem ser especialmente graves.

sinais e sintomas

A apresentação clínica clássica do sarampo geralmente consiste em:

• Uma erupção maculopapular que começa na face
  • Temperatura superior a 390ºC;
  • Conjuntivite;
  • Sintomas de tosse e resfriado;
  • Manchas de Koplik (manchas brancas na boca)

Quando suspeitar de sarampo

Você deve ter uma alta suspeita clínica de sarampo se seu paciente:

• Não está vacinado / parcialmente vacinado;
  • Recentemente viajou para uma área endêmica ou com um surto em andamento;
  • Teve contato com uma pessoa com sarampo;
  • Pertence a / tem contato com comunidades que provavelmente não serão vacinadas.

Prevenção e controle de infecção

O sarampo pode ser prevenido pela vacinação com a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (MMR). A alta aceitação é vital no controle do sarampo e na prevenção de surtos; Para obter imunidade de rebanho, a OMS recomenda que 95% da população elegível seja vacinada (OMS, 2017). A imunidade de rebanho ocorre quando uma alta proporção de indivíduos é imune a uma doença contagiosa, especialmente por meio da vacinação.

Para garantir uma proteção satisfatória, são necessárias duas doses da vacina; o primeiro é geralmente oferecido aos 12 meses e o segundo aos três anos e quatro meses, embora doses perdidas possam ser oferecidas em qualquer idade, inclusive na idade adulta. A vacinação é especialmente recomendada para indivíduos que viajam para países que têm um surto contínuo de sarampo ou áreas onde o sarampo é endêmico.

É vital que os serviços de saúde ocupacional assegurem que os profissionais de saúde da linha de frente tenham duas vacinas MMR para garantir sua proteção e evitar a transmissão para pacientes vulneráveis, como aqueles imunocomprometidos.

O controle e o manejo do sarampo são desafiadores, pois a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pela tosse e espirro ou pelo contato direto face a face. Pessoas com sarampo são infecciosas a partir de quatro dias antes de sua erupção aparecer quatro dias depois de ter desaparecido. Existe o risco de contrair sarampo após apenas 15 minutos em uma sala com um paciente contagioso. Em hospitais, cirurgias de GP e centros de atendimento ambulatorial, é essencial isolar qualquer caso suspeito de sarampo. As pessoas diagnosticadas com sarampo precisam ser excluídas da escola ou trabalhar por quatro dias após o início de uma erupção de sarampo. Devem evitar locais públicos e contato com pessoas não vacinadas, pessoas imunocomprometidas e gestantes (PHE, 2017). A boa higiene das mãos também é importante na prevenção da disseminação de doenças.

Serviços de proteção da saúde

A proteção da saúde é um dos três domínios da saúde pública; suas funções servem para proteger o público de doenças infecciosas transmissíveis e não transmissíveis, e riscos ambientais, incluindo incidentes químicos, biológicos, radioativos e nucleares. Os médicos e enfermeiros de proteção da saúde são os profissionais de linha de frente que, em colaboração com outros profissionais empregados por PHE e organizações parceiras, respondem a ameaças de saúde pública rotineiras e emergentes, como a epidemia do vírus Zika, ebola, sarampo e gripe pandêmica.

O processo de notificação

De acordo com a Lei de Regulamentações de Proteção à Saúde (2010), os médicos registrados são legalmente obrigados a notificar os casos suspeitos de sarampo à equipe local de proteção à saúde. Os detalhes de contato dessas equipes e o formulário a preencher estão disponíveis on-line. Uma vez que um formulário de notificação tenha sido recebido, as equipes de proteção da saúde farão uma avaliação de risco do paciente, incluindo discussão de apresentação clínica, se estiveram em contato com um caso de sarampo, qualquer viagem recente e informações sobre seus contatos próximos. A avaliação de risco inclui a necessidade de fornecer ações de saúde pública para quaisquer contatos vulneráveis.

Avaliação de contatos próximos

Tal como acontece com qualquer doença infecciosa, há um curto período de tempo em que a ação de saúde pública para conter o sarampo pode ser eficaz, e as notificações precisam ser feitas o mais rápido possível.

Às vezes é necessário acompanhar a exposição ao sarampo em um ambiente de atendimento médico onde os pacientes não foram adequadamente isolados. Isso envolve o rastreamento de contatos e a identificação de contatos vulneráveis ​​(como mulheres grávidas ou imunocomprometidos) e o envio de cartas de advertência e informações. As equipes locais de proteção da saúde indicarão se isso é necessário e apoiarão os enfermeiros nesse processo.

Conclusão

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ter consequências muito graves. Para prevenir futuros surtos, precisamos aumentar a conscientização pública e garantir que a adoção de vacinas seja incentivada em todas as oportunidades disponíveis. À medida que avançamos no verão, temos a oportunidade perfeita para garantir que os jovens que estão começando a universidade ou retornando à universidade estejam em dia com a vacina MMR para evitar surtos nesses locais.

Caixa 1. Informações necessárias ao relatar o sarampo

• Nome do paciente
  • Detalhes de contato – endereço e número de telefone
  • Data de nascimento