Doenças crônica Saúde Vírus

Como o HIV afeta o corpo?

Que efeito o HIV tem no corpo?

O HIV ataca um tipo específico de célula do sistema imunológico no corpo. É conhecida como célula auxiliar CD4 ou célula T. Quando o HIV destrói essa célula, fica mais difícil para o corpo combater outras infecções.

hiv afeta o corpo

Quando o HIV é deixado sem tratamento, até mesmo uma infecção menor, como um resfriado, pode ser muito mais grave. Isso ocorre porque o corpo tem dificuldade em responder a novas infecções.

O HIV não só ataca as células CD4 , mas também usa as células para produzir mais vírus. O HIV destrói as células CD4 usando seu mecanismo de replicação para criar novas cópias do vírus. Isso faz com que as células CD4 inchem e expludam.

Quando o vírus destruiu um certo número de células CD4 e a contagem de CD4 cai abaixo de 200, uma pessoa terá progredido para a AIDS .

No entanto, é importante notar que os avanços no tratamento do HIV tornaram possível para muitas pessoas com HIV viver vidas mais longas e saudáveis.

Como o HIV é transmitido?

O HIV é transmitido através do contato com os seguintes fluidos corporais, com maior probabilidade de levar à transmissão do HIV para o menos provável :

• sangue
  • sêmen
  • fluido vaginal
  • leite materno

Sexo sem camisinha e compartilhamento de agulhas – até mesmo tatuagem ou agulhas perfurantes – podem resultar na transmissão do HIV . No entanto, se uma pessoa seropositiva for capaz de atingir a supressão viral, não poderá transmitir o HIV a outras pessoas através do contacto sexual.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , uma pessoa atingiu a supressão viral quando eles têm menos de 200 cópias de RNA do HIV por mililitro de sangue.

Quais são os estágios do HIV?

O HIV é classificado em 3 estágios: HIV agudo , HIV crônico e AIDS.

O HIV nem sempre se multiplica rapidamente. Se não for tratada, pode levar anos para o sistema imunológico de uma pessoa ser afetado o suficiente para mostrar sinais de disfunção imunológica e outras infecções. Veja uma linha do tempo dos sintomas do HIV.

Mesmo sem sintomas, o HIV ainda pode estar presente no corpo e ainda pode ser transmitido. Receber tratamento adequado que resulte em supressão viral interrompe a progressão da disfunção imunológica e da AIDS. O tratamento adequado também ajuda o sistema imunológico a se recuperar.

Como o HIV agudo afeta o corpo?

Uma vez que uma pessoa contrai o HIV, a infecção aguda ocorre imediatamente.

Os sintomas da infecção aguda podem ocorrer dias a semanas após o vírus ter sido contraído. Durante esse tempo, o vírus está se multiplicando rapidamente no corpo, desmarcado.

Este estágio inicial do HIV pode resultar em sintomas semelhantes aos da gripe. Exemplos desses sintomas incluem:

• febre
  • dor de cabeça
  • erupção cutânea
  • gânglios linfáticos inchados
  • fadiga
  • mialgias ou dor muscular

No entanto, nem todas as pessoas com HIV apresentam sintomas iniciais semelhantes aos da gripe.

Os sintomas da gripe são devidos ao aumento de cópias do HIV e infecções generalizadas no corpo. Durante esse tempo, a quantidade de células CD4 começa a cair muito rapidamente. O sistema imunológico entra em ação, fazendo com que os níveis de CD4 subam novamente. No entanto, os níveis de CD4 podem não retornar à sua altura anterior ao HIV.

Além de potencialmente causar sintomas, o estágio agudo é quando as pessoas com HIV têm a maior chance de transmitir o vírus para outras pessoas. Isso ocorre porque os níveis de HIV são muito altos neste momento. O estágio agudo geralmente dura entre várias semanas e meses.

Como o HIV crônico afeta o corpo?

O estágio crônico do HIV é conhecido como estágio latente ou assintomático. Durante esta fase, uma pessoa geralmente não terá tantos sintomas quanto durante a fase aguda. Isso ocorre porque o vírus não se multiplica tão rapidamente.

No entanto, uma pessoa ainda pode transmitir o HIV se o vírus for deixado sem tratamento e continuar a ter uma carga viral detectável . Sem tratamento, a fase crônica do HIV pode durar muitos anos antes de avançar para a AIDS.

Os avanços nos tratamentos anti-retrovirais melhoraram significativamente as perspectivas para as pessoas que vivem com o HIV. Com o tratamento adequado, muitas pessoas que são seropositivas são capazes de alcançar a supressão viral e viver uma vida longa e saudável. Saiba mais sobre o HIV e a expectativa de vida.

Uma contagem normal de CD4 varia de aproximadamente 500 a 1.600 células por milímetro cúbico de sangue (células / mm3) em adultos saudáveis, de acordo com HIV.gov .

Uma pessoa recebe um diagnóstico de AIDS quando tem uma contagem de CD4 inferior a 200 células / mm3.

Uma pessoa também pode receber um diagnóstico de AIDS se tiver tido uma infecção oportunista ou outra condição definidora de AIDS .

Pessoas com AIDS são vulneráveis ​​a infecções oportunistas e infecções comuns que podem incluir tuberculose , toxoplasmose e pneumonia .

Pessoas com sistema imunológico enfraquecido também são mais suscetíveis a certos tipos de câncer , como linfoma e câncer do colo do útero .

A taxa de sobrevivência para pessoas com AIDS varia dependendo do tratamento e outros fatores.

Talvez você poderá gostar