Saúde Vírus

Quais são os fatores que afetam a progressão do HIV?

O fator mais importante que afeta a progressão do HIV é a capacidade de obter supressão viral. Tomar a terapia anti-retroviral regularmente ajuda muitas pessoas a retardar a progressão do HIV e alcançar a supressão viral.

progressão do HIV

No entanto, uma variedade de fatores afeta a progressão do HIV, e algumas pessoas progridem através das fases do HIV mais rapidamente do que outras.

Fatores que afetam a progressão do HIV podem incluir:

• Capacidade de conseguir supressão viral. Se alguém pode tomar seus medicamentos antirretrovirais e conseguir a supressão viral é, de longe, o fator mais importante.
  • Idade quando os sintomas começam. Ser mais velho pode resultar em uma progressão mais rápida do HIV.
  • Saúde antes do tratamento. Se uma pessoa tiver outras doenças, como tuberculose, hepatite C ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) , isso pode afetar sua saúde geral.
  • Tempo de diagnóstico. Outro fator importante é a rapidez com que uma pessoa foi diagnosticada após contrair o HIV. Quanto mais tempo entre o diagnóstico e o tratamento, mais tempo a doença tem para progredir sem controle.
  • Estilo de vida. Praticar um estilo de vida pouco saudável, como ter uma dieta pobre e sofrer estresse severo , pode fazer com que o HIV progrida mais rapidamente.
  • História genética. Algumas pessoas parecem progredir mais rapidamente devido à sua doença, dada a sua composição genética.

Alguns fatores podem atrasar ou retardar a progressão do HIV. Esses incluem:

• tomar medicamentos anti-retrovirais e alcançar a supressão viral
  • ver um profissional de saúde, como recomendado, para tratamentos de HIV
  • parando o uso de substâncias como etanol, metanfetamina ou cocaína
  • cuidar da saúde, inclusive fazer sexo com preservativos para evitar a aquisição de outras DSTs , tentar minimizar o estresse e dormir regularmente

Viver um estilo de vida saudável e ver um profissional de saúde regularmente pode fazer uma grande diferença na saúde geral de uma pessoa.

Como o HIV é tratado?

Os tratamentos para o HIV tipicamente envolvem terapia anti-retroviral. Este não é um regime específico, mas sim uma combinação de três ou quatro drogas . A Food and Drug Administration dos EUA aprovou atualmente 40 medicamentos diferentes para tratar o HIV.

A terapia anti-retroviral funciona para impedir que o vírus se copie. Isto mantém os níveis de imunidade enquanto diminui a progressão do HIV.

Antes de prescrever medicação, um profissional de saúde levará em consideração os seguintes fatores:

história de saúde de uma pessoa os níveis do vírus no sangue possíveis efeitos colaterais custos quaisquer alergias pré-existentes.
Existem sete classes de medicamentos para o HIV , e um regime de tratamento típico envolve medicamentos de classes diferentes.

A maioria dos provedores de serviços de saúde vai iniciar pessoas com HIV em uma combinação de três medicamentos de pelo menos duas classes diferentes de medicamentos. Essas classes, desde as mais comumente prescritas até as menos comumente prescritas, são:

inibidores da transcriptase reversa nucleosídeo / nucleotídeo (NRTIs)
inibidores de transferência de cadeia de integrase (INSTIs)
inibidores da transcriptase reversa não-nucleósidos / não-nucleótidos (NNRTIs)
Antagonistas de CCR5 (CCR5s)
inibidores de fusão
inibidores pós-adesão, uma nova classe de medicamentos que ainda não está em uso significativo
Como o HIV pode ser prevenido?
O HIV não causa muitos sintomas visíveis ou visíveis até que a doença progrida. Por esta razão, é importante entender como o HIV é transmitido e as formas de prevenir a transmissão.

O HIV pode ser transmitido por:

fazendo sexo, incluindo sexo oral, vaginal e anal
compartilhamento de agulhas, incluindo agulhas de tatuagem, agulhas usadas para piercings e agulhas usadas para injetar drogas
entrar em contato com fluidos corporais, como sêmen, fluido vaginal, sangue e leite materno
O HIV não é transmitido por:

respirando o mesmo ar que uma pessoa vivendo com HIV
ser mordido por um mosquito ou outro inseto que morde
abraçando, de mãos dadas, beijando ou tocando uma pessoa que vive com HIV
tocar na maçaneta da porta ou no assento da sanita que foi utilizado por uma pessoa seropositiva
Tendo isso em mente, algumas das maneiras pelas quais uma pessoa pode prevenir o HIV incluem:

praticando o método de abstinência, abstendo-se de sexo oral, anal ou vaginal
sempre usando uma barreira de látex, como preservativo , ao fazer sexo oral, anal ou vaginal
evitando compartilhar agulhas com outras pessoas
Os profissionais de saúde geralmente recomendam que as pessoas façam um teste de HIV pelo menos uma vez por ano, se tiverem tido relações sexuais sem preservativos ou compartilhadas com alguém no passado. Pessoas com exposição anterior ao HIV também se beneficiariam de testes episódicos.

Se uma pessoa foi exposta ao HIV nas últimas 72 horas, deve considerar a profilaxia pós-exposição, também conhecida como PEP . Pessoas com exposição contínua ao HIV podem se beneficiar de profilaxia pré-exposição (PrEP) e testes regulares.

Os sintomas podem levar anos para aparecer, e é por isso que é tão importante fazer o teste regularmente.

Qual é o tratamento?

Avanços nos tratamentos de HIV significam que as pessoas estão vivendo mais com a doença do que nunca. Fazer o teste regularmente e cuidar bem da saúde pode reduzir a transmissão.

Se o HIV for contraído, o tratamento precoce pode impedir a transmissão de outras pessoas, bem como a progressão da doença. O tratamento é vital para evitar que a doença progrida para a AIDS.

Talvez você poderá gostar